domingo, 18 de abril de 2010

Muitos caminhos possíveis



Foi em 2001 ou 2002, não me lembro bem. Na ocasião o Thiago cursava a sétima série e era um aluno irriquieto, bagunceiro, às vezes até respondão. Ele dava trabalho, mas eu reconhecia nele uma inteligência criativa, vibrante, e achava que o menino teria futuro - mesmo não tendo o desempenho escolar de que era capaz. Eu fazia força para ter paciência com ele - não nego... Mas não conseguia não me encantar com o sorriso malandro e os olhinhos escuros, brilhantes, vivos daquele garotinho magricela.
Pois o Thiago cresceu e, com a banda que formou, vem fazendo um trabalho musical bem legal. O que prova que a escola é um caminho importante da formação do indivíduo, mas não é o único. Isso talvez relativize um pouco o poder que nós, professores, pensamos ter sobre o futuro de nossos pupilos. Mais: talvez nos faça pensar na razão de não conseguirmos sempre mobilizar todo esse potencial dos jovens em favor de seu crescimento pessoal...
Talvez as coisas fossem diferentes se também os estudantes, ao invés de negarem a escola, se posicionassem de maneira mais crítica e reflexiva em relação a ela, buscando participar de sua transformação e fazendo-a vir ao encontro de seus anseios e expectativas.
Dêem uma olhada no trabalho desse menino que foi, para mim, um desafio e, do jeito dele, me fez crescer muito como educadora. Vale a pena conferir! O som é mesmo muito bom!


Nenhum comentário:

Postar um comentário